A nossa Missão

O nosso projeto tem dois objetivos secundários:

1. Averiguar o efeito da queda e aterragem sobre moscas da fruta (Drosophila melanogaster);
2. Design, criação e experimentação de um sistema de aterragem inovador e exclusivamente mecânico.

Relativamente ao primeiro objetivo, este passa por averiguar a sobrevivência destes insectos durante a queda do CanSat, bem como a recolha de informações relativamente a alterações no seu metabolismo. Sendo estes seres relativamente simples, de rápida e fácil reprodução e de ampla utilização nas investigações científicas, as moscas da fruta reúnem um incontestável interesse para cenários de colonização e/ou testes noutros planetas.

No que concerne ao sistema de aterragem, quando a lata é libertada, o paraquedas abre-se e exerce força num fio que, puxado, permite a distensão de molas e a consequente libertação de 4 pés distintos, que permitirão uma aterragem equilibrada. Devido à energia potencial elástica das molas, o mesmo sistema serve de amortecimento para o impacto com o solo.


QUEM SOMOS

A nossa equipa é composta por 5 elementos: André, o Berke, o Bernardo, o Francisco e o Guilherme. Sendo que, apesar de todos participarem nas variadas atividades, cada membro dedica-se particularmente a uma componente específica do projeto. O Bernardo e Francisco são os coordenadores principais dos relatórios. São também responsáveis pelo tratamento dos dados na área da Biologia e montagem e criação de equipamento biológico específico. O André é responsável pela programação, e pelo design e concepção do trem-de-aterragem exclusivamente mecânico. Em conjunto com o Berke, os dois assegurar-se-ão que toda a telemetria recolhida pelo satélite durante a descida será enviada e guardada numa base de dados estabelecida para o propósito. Por último, o Guilherme tratará de toda a eletrónica do módulo e do design geral do corpo do mesmo; ocupa-se igualmente da avaliação do módulo de desaceleração e de aterragem do satélite. 

CONHEÇA A NOSSA EQUIPA


André Girbal Santos

Aluno do 12º Ano

Responsável pela programação, pelo design e pela concepção do trem-de-aterragem, juntamente com o Berke.


Berke Duarte

Aluno do 11º Ano

Responsável pela programação e pela recolha dos resultados, juntamente com o André. Também é responsável pela divulgação do projeto.


Bernardo Alves

Aluno do 12º Ano

Responsável pela coordenação da missão secundária que se foca com a Biologia e pela realização do relatório, juntamente com Francisco.


Francisco Alves

Aluno do 12º Ano

Responsável pela coordenação da missão secundária que se foca com a Biologia e pela realização do relatório, juntamente com o Bernardo.



Guilherme Almeida

Aluno do 12º Ano

Responsável pela eletrónica e pelo design do módulo. Também se ocupa com a avaliação do módulo de desaceleração e de aterragem do mesmo.


Professor Pedro Jorge

Professor de Física e Chefe de missão da Equipa

Responsável por supervisionar os desenvolvimentos das várias missões e por garantir que tudo está a ser realizado corretamente e de acordo com as normas. 


© 2018 Satfree team
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora